quarta-feira, 29 de abril de 2009

Capitulo 5 - Globalização dos meios de produção

Capitulo 5

Globalização dos meios de produção
Condições favoráveis


Neste capítulo o enfoque será sobre a globalização e os meios de produção.
Para que o processo de globalização atingir os meios de produção, foi necessário que houvesse no Mundo condições favoráveis para tanto. O principal fator para isso acontecer, foi o desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte.
Em 1985, russos e norte-americanos começaram a corrida espacial (Guerra Fria). Naquela época as pessoas pensavam que eles só estavam interessados em ver quem chegava primeiro na Lua. Mais na verdade isso estava ligado por interesses militares e comerciais. Esses interesses trouxeram como lucro, entre tantas coisas, o lançamento de satélites de telecomunicações. Graças a esses satélites podemos nos comunicar com qualquer canto do planeta via telefone, fax, rádio, internet, televisão.
A partir do momento que ficou fácil falar com qualquer pessoa, a qualquer hora, os empresário, políticos, profissionais liberais, artistas, esportistas, se valeram com essa facilidade. Com isso, o comércio exterior começou a crescer aceleradamente, o volume de negócios internacionais cresceu, as mercadorias passaram a circular por todo o Mundo, e os meios de transporte tiveram que se adaptar.
O avião foi o meio te transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o progresso .A partir de 1970, os jatos atingiram tamanhos descomunicais, assemelhando-se a transatlânticos voadores.
Na última década do século XX o tornou-se comum o avião ter perto 400 lugares, e ter um lugar grande para ficarem as bagagens. Como se isso fosse pouco, ele ainda chega entorno de 100 km/h. Os progressos da aviação comercial chegaram ao limite de produção de supersônicos.
Com tudo isso começou a aceleração do processo da globalização da produção: a ambição humana. Com a televisão a circulação de mercadoria ficou mais fácil, por causa das propagandas. Depois da evolução e da criação de muitas ferramentas de trabalho, houve uma grande circulação de produtos (perfume, bebidas, roupas, e etc...).
Na onda de importações, o povo brasileiro pode perceber que o Mundo estava mudando.A globalização acabou com a nacionalidade dos produtos. Isso aumentou mais a febre de consumo.
A onda de exportação trouxe consigo a concorrência desleal, dos preços baixos. Os produtos nacionais perderam muito do seu poder de competição, muitas indústrias diminuíram seus faturamentos. Inevitavelmente, ocorre o desemprego. Milhares e milhares de pessoas ficaram sem trabalho. Mas esse é um assunto do próximo capitulo.

Um comentário:

  1. Muito bom!

    Crie uma apresentação para este Blog.
    Apresente-se também....

    Reveja algumas acentuações e ortografias...

    Parabéns....
    Abraço

    ResponderExcluir