segunda-feira, 8 de junho de 2009

Capítulo 7 - Aspectos positivos da Globalização


Mudanças e mais mudanças


Os primeiros sintomas da globalização não têm sido bons para muitos, e o exemplo mais destacado é o das elevadas taxas de desemprego em vários países do mundo, em particular da Europa. Mas as coisas se tornam boas quando bem administradas.

O mundo está passando por uma mudança estrutural muito grande. Sem a colaboração de todos os setores da sociedade, será o caos.

Economicamente os empresários que estão sintonizados com a realidade global sentem a necessidade de oferecer produtos a preços cada vez mais baixos, porque é muito difícil enfrentar a concorrência mundial. Quem ganha com isso é o consumidor, que tem diante de si várias oportunidades de escolha.

Outro grande benefício da globalização no Brasil é a aplicação mais racional do capital das empresas. No tempo da inflação elevada, várias empresas adquiriam o vício de produzir pouco e ganhar muito. Havia grande especulação e os empresários investiam seus ganhos no sistema financeiro, que oferecia grandes lucros. Raros eram aqueles que se dispunham a trabalhar duro e a investir alto na competitividade de seus produtos.

O achatamento dos lucros força os empresários a vender seus produtos por preços baixos, tornando-os mais acessíveis aos consumidores.

O empresário consciente investe em seus funcionários e lhes concede benefícios diversos. Se não racionalizar seus ganhos, para dividi-los com aqueles que trabalham para ele, não terá quem consuma seus produtos.


Globalização sindical


Outro aspecto altamente positivo da globalização é o entendimento entre os sindicatos de todo o mundo. Hoje, com a facilidade de comunicação, qualquer problema que atinja a classe trabalhadora de um país é imediatamente alertado para o mundo todo. Desse modo, os colegas de outros países se posicionam e se solidarizam com o grupo em dificuldades.

Quando o problema é muito grave, como o que acontece nas demissões em massa, o que faz com que os trabalhadores promovam manifestações públicas de protesto, é comum os sindicatos de alguns países mandarem representantes para apoiar seus colegas. Isso tem contribuído para que os trabalhadores criem organizações internacionais de ajuda mútua.

Um comentário: